PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS RECEBE SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA

Galeria de imagens da notícia PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JESUS RECEBE SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Urbanismo recebeu na terça-feira (09), o Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Fernandes Lira.

O encontro ocorreu no Gabinete do Prefeito e teve como objetivo aproximar a secretaria das lideranças locais e dos agentes culturais, conhecer as demandas do município e visitar os espaços e projetos desenvolvidos nas Regiões Norte e Noroeste Fluminense.

“Estamos vivendo o melhor momento, onde podemos discutir e elucidar assuntos ligados à economia e cultura. Este é o momento de aproximações culturais. A visita de um Secretário de de Estado de Cultura é algo inédito em nosso município, que ganhará muito com a vinda de Ruan Lira e de sua comitiva técnica. Agora teremos que aguardar as tratativas, colocar a mão na massa e trabalhar, como tenho feito junto à minha equipe desde que fui comissionado pelo Prefeito Roberto Tatu”, declarou o Secretário de Cultura, Turismo e Urbanismo, Bob Flávio.

O Secretário de Estado Ruan Lira, demonstrou interesse em trazer para o nosso município o projeto chamado “Libertação de Livros”, que tem a proposta de estimular o hábito da leitura, assim como a troca de publicações entre amigos e familiares.

“Nossa ideia é que os livros sejam lidos e passados adiante. Queremos sensibilizar as pessoas sobre a importância da distribuição destas publicações. Vamos ‘libertá-los’ das estantes e armários onde só pegam poeira”, explicou o superintendente de Leitura e Conhecimento, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e idealizador do projeto, Pedro Gerolimich.

Para atrair cada vez mais leitores, o projeto promove eventos em locais de grande circulação de pessoas. Além da distribuição das publicações, a pasta estadual organiza uma programação, que inclui narrativas de histórias e entrevistas com escritores e poetas.

“Essa parceria entre Prefeitura e Estado será um sucesso, pois julgo de extrema importância projetos que envolvam a leitura. Sugeri em nossa reunião que o Projeto aconteça concomitante aos Eventos realizados pela Prefeitura, podendo ser realizado na Tradicional Festa de Agosto, na FLIPIR (Feira Literária de Pirapetinga) e no Festival de Chorinho e Sanfona de Rosal, para que consigamos cumprir com o objetivo idealizado”, relatou o Prefeito Municipal, Roberto Tatu.

No encontro, Ruan Fernandes Lira, reforçou o compromisso da nova gestão com a democratização e descentralização das políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro.